Proteoma Humano

Chromosome Centric-Human Proteome Project (C-HPP)

Em 10 de setembro de 2012 foi lançado em Boston, durante o 11th. Human Proteome Organization World Congress o Chromosome Centric-Human Proteome Project (C-HPP), com a finalidade de construir um mapa abrangente do proteoma humano. Para participar deste projeto foram convidados grupos de pesquisa de vários países. Do Brasil, foi convidada a Unidade Proteômica do Departamento de Bioquímica e do Programa de Pós-graduação em Bioquímica do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro que selecionou o cromossoma 15 para trabalhar.

O objetivo do C-HPP é mapear e anotar todas as proteínas codificadas pelos genes, em cada cromossoma humano, e usar este conhecimento em estudos de Biologia, na Saúde e na Doença. Em comparação com o Human Genome Project, HGP é uma tarefa hercúlea e infinita que só poderia ser levado a cabo por uma organização internacional.

O consórcio do C-HPP, composto por 24 equipes internacionais, irá definir de forma sistemática o conjunto integral de proteínas humanas como evidência experimental da expressão protéica relacionada ao gene, suas localizações celulares e funções, bem como  a caracterização das principais modificações pós-traducionais. Este plano ambicioso será cumprido em duas fases que compreendem um estágio de construção de um perfil protéico de seis anos, seguido de quatro anos para validação. Nestes 10 anos, de C-HPP serão coletadas informações para a procura de novos biomarcadores e alvos para drogas bem como para estudar os componentes proteicos de famílias de doenças genéticas agrupadas em cada cromossoma. Alguns exemplos para o C15, dentre muitas outras doenças, são a esclerose lateral amiotrófica, leucemia pro-mielocítica aguda, doença de Tay-Sachs e a participação de alguns genes no cancer de mama.

Além de um Senior Scientific Advisory Board e de um Executive Committee, o C-HPP será gerenciado por um Conselho de 24 membros formado pelos investigadores principais (PI) de cada cromossoma, a saber: Fuchu-He, C1, Pierre-Alain Binz, C2, Toshihide Nishimura, C3, Yu Ju Chen, C4, Rainer Bischoff, C5, Paul Keown, C6, Mark Baker, C7, Pengyuan Yang, C8, Je-Yoel Cho, C9, Joshua LaBaer, C10, Jong Shin Yoo, C11, Visith Thongboonkerd, C12, Young-Ki Paik, C13, Jérome Garin, C14, Gilberto B domont, C15, Juan Pablo Albar, C16, William S Hancock, C17, Alexander Archakov, C18, György Marko-Varga, C19, Siqui Liu, C20, John Bergeron, C21, Charles Lee, C22, Tadashi Ya