Seminários de Acompanhamentos (Normas)

Regras*

Regras para os seminários de acompanhamento de dissertações de mestrado e teses de doutorado do Programa Pós-graduação de Bioquímica (IQ-UFRJ).

Mestrado

- Os alunos de mestrado devem apresentar um seminário de acompanhamento sobre o andamento de seu projeto de mestrado a cada 6 meses (4 seminários). A banca de acompanhamento será composta por 2 professores do PPGBq. Os alunos com banca homologada e data de defesa agendada no período do 24 mês serão dispensados da apresentação do 4º. seminário.

- Os seminários terão a duração máxima de 20 min, a apresentação será seguida de uma discussão com a banca sobre o tema apresentado. A apresentação deverá conter introdução, objetivos, metodologia, resultados, cronograma, disciplinas cursadas, material publicado no período (trabalho em congresso, paper submetido e/ou aceito). A apresentação será pública.  A presença do orientador é facultativa.

- O aluno deverá entregar à comissão de acompanhamento do PPGBq, com antecedência de uma semana, um resumo de UMA PÁGINA. O texto deverá ser apresentado no fomato Times New Roman, 12, espaçamento 1,0. Ressalta-se que a comissão não aceitará resumos entregues foram do prazo estipulado acima. A distribuição do resumo para os membros da banca é de responsabilidade da comissão, não sendo permitida que outros docentes do PPGBq os envie para os membros da banca.

Doutorado

- Os alunos de doutorado devem apresentar um seminário de acompanhamento sobre o andamento do seu projeto de doutorado a cada 12 meses (4 seminários). A banca de acompanhamento será composta por 2 professores do PPGBq. Os alunos com banca homologada e data de defesa agendada no período do 48 meses serão dispensados da apresentação do 4º. Seminário.

- Os seminários terão a duração máxima de 20 min, a apresentação será seguida de uma discussão com a banca sobre o tema apresentado. A apresentação deverá conter introdução, objetivos, metodologia, resultados, cronograma, disciplinas cursadas, material publicado no período (trabalho em congresso, paper submetido e/ou aceito). A apresentação será pública e a discussão será privada. A presença do orientador é facultativa.

- O aluno deverá entregar à comissão de acompanhamento do PPGBq, com antecedência de uma semana, um resumo de UMA PÁGINA. O texto deverá ser apresentado no fomato Times New Roman, 12, espaçamento 1,0. Ressalta-se que a comissão não aceitará resumos entregues fora do prazo estipulado acima. A distribuição do resumo para os membros da banca é de responsabilidade da comissão, não sendo permitida que outros docentes do PPGBq os envie para os membros da banca.

 

- Conforme consta nas normas dos Programas de Pós-graduação do IQ, o exame de qualificação para os alunos de doutorado deverá  ocorrer entre o 6º e o 24º mês contados a partir da data de matrícula. O seminário de acompanhamento não substitui o exame de qualificação.

Avaliação

O desempenho dos alunos, tanto de mestrado como de doutorado, nestes seminários servirão de avaliação das disciplinas Pesquisa de Dissertação e Pesquisa de Tese. Neste caso, conforme Regulamentação Geral dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu do Instituto de Química, o aluno que receber conceito D nestas disciplinas, em virtude de duas avaliações negativas, será considerado reprovado no PPGBq.

 

*Normas aprovadas pelo corpo deliberativo do PPGBq em Reunião Ordinária realizada em 27/05/2014 e em 29/07/2014.

Prof. Ana Claudia do Amaral Melo

Prof. Magno Junqueira

Prof. Marcos Dias Pereira

 

Comissão Seminários de Acompanhamento