COORDENAÇÃO E REPRESENTAÇÃO

O Programa de Pós-Graduação em Bioquímica (PPGBq) do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o primeiro da área no Brasil, iniciou suas atividades em 1962. Em 1963, o PPGBq foi reconhecido pela CAPES e, desde então, atua ininterruptamente na formação de Mestres e Doutores em Bioquímica. O PPGBq, pela sua história e perfil, desenvolveu ao longo dos anos uma forte interação com o setor industrial por meio da presença de profissionais com sólida formação em diferentes áreas do conhecimento, como Química, Engenharia, Farmácia, Biologia, Microbiologia, Biomedicina e Física. A natureza multidisciplinar do seu corpo docente tem possibilitado o desenvolvimento de projetos que vão da Biomolécula ao Biorreator, produzindo ciência básica de alta relevância que contribui para o desenvolvimento de produtos e processos tecnológicos inovadores. Como consequência natural de sua evolução e em consonância com sua proposta e desempenho, em 2008, o PPGBq migrou para a área de Biotecnologia da CAPES. A excelência do Programa pode ser vista por indicadores recentes, pelo alcance do conceito 6 na avaliação trienal (2010-2012) e sua consolidação na última avaliação quadrienal (2013-2016).

Coordenadora

Professora Mônica F. M. C. Cardoso  | monica@iq.ufrj.br

Vice-coordenadora

Professora Márcia R. S. da Silva | marcia@iq.ufrj.br

Comissão Deliberativa

O PPGBq conta com uma Comissão Deliberativa (CD), composta por oito integrantes: coordenador, vice-coordenador, três representantes dos docentes permanentes, um representante dos docentes colaboradores e um representante discente. Atualmente, a CD é composta pelos seguintes membros: Mônica F. M. C. Cardoso (coordenadora), Márcia R. S. da Silva (vice-coordenadora), Anderson S. Pinheiro (permanente), André L. S. Santos (permanente), Viridiana S. F. Leitão (permanente), Bianca C. Neves (colaboradora)e um representante discente.

Representação Discente

A representação discente é composta pelos seguintes membros: Mariana Monteiro Guilherme Mattos (Doutorado), Priscila Esteves de Faria (Doutorado), Roberta Pereira Espinheira (Doutorado) e Rui de Paula Vieira de Castro (Doutorado).

discentes.ppgbq@gmail.com

Avenida Athos da Silveira Ramos, Centro de Tecnologia, Bloco A, 7º andar