Programa de Pós Graduação em Bioquímica da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Áreas e Linhas de Pesquisa

PPGBq tem por finalidade básica a formação de pessoal altamente qualificado na área de Biotecnologia, com capacidade crítica, inovadora e empreendedora, a fim de atender às demandas do progresso científico-tecnológico da sociedade. O Programa conta com 10 linhas de pesquisa distribuídas nas suas três áreas de concentração: Biotecnologia aplicada à Agricultura e ao Meio-ambiente, Biotecnologia aplicada à Indústria e Biotecnologia aplicada à Saúde.

Estudos de fitorremediação de solos contaminados; utilização de enzimas e/ou microrganismos para degradação de poluentes; processamento de biomassas vegetais para a produção de bioprodutos e biocombustíveis.

Engenharia genética e metabólica de microrganismos; genômica, transcriptômica, anotação e prospecção de genes e proteínas de interesse biotecnológico; aproveitamento de resíduos e coprodutos industriais; tratamento biológico e enzimático de efluentes; produção e utilização de biocatalisadores de origem microbiana.

Clonagem e expressão de proteínas terapêuticas; purificação de biomoléculas e desenvolvimento de vacinas; determinação estrutural de proteínas; desenvolvimento e aplicação de técnicas proteômicas e metabolômicas; identificação de biomarcadores de doenças; estresse oxidativo e sua correlação com patologias; alterações metabólicas associadas a doenças; mecanismos de ação de fármacos; efeitos de compostos na biologia celular e virulência de microrganismos; bioquímica, fisiologia e biologia molecular de insetos-praga; controle entomológico de viroses.

Back to Top