Programa de Pós Graduação em Bioquímica da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Objetivos

O PPGBq apresenta relevância estratégica para a Biotecnologia e para o desenvolvimento científico-tecnológico regional e nacional.

O principal objetivo do Programa é a formação de pessoal qualificado para atuação em atividades de Ensino, Pesquisa e Desenvolvimento em Universidades, Institutos de Pesquisa e Inovação e no setor empresarial, carente de profissionais capacitados, particularmente na área de Biotecnologia.

Adicionalmente, o Programa tem como objetivos:

1. A produção continuada de conhecimento científico, por meio da publicação de artigos, livros e capítulos de livros, e de conhecimento tecnológico,
    por meio da geração de produtos tecnológicos inovadores;
  2. A atuação junto à indústria de Biotecnologia, favorecendo à inovação e à transferência de conhecimento para o setor produtivo;
  3. O estímulo ao comportamento empreendedor e à fundação de empresas start-ups, auxiliando o país na difícil missão de tornar a indústria brasileira
    mais competitiva e inovadora;
  4. A transferência de conhecimento à sociedade, contribuindo para a difusão da importância do desenvolvimento tecnológico em Biotecnologia no país.