PROPOSTA CURRICULAR

A estrutura curricular do PPGBq é caracterizada pela flexibilidade de escolha de disciplinas, excetuando-se as disciplinas obrigatórias do Programa. Esta flexibilidade permite que cada aluno direcione sua formação em função da área de atuação e inserção na linha de pesquisa de seus projetos, no âmbito da Biotecnologia, de caráter abrangente, multidisciplinar e interdisciplinar.

A estrutura curricular do PPGBq é composta por seis disciplinas obrigatórias, três para o curso de Mestrado e três para o curso de Doutorado:

1. Seminários I (IQB733) e II (IQB833) – um crédito cada
  2. Pesquisa de Dissertação (IQB708) e Pesquisa de Tese (IQB808) – não há crédito associado
  3. Capacitação Didática I (IQB728) e II (IQB729) – um crédito cada

As demais disciplinas necessárias para a integralização do curso de Mestrado (360 horas/aula) e do curso de Doutorado (450 horas/aula) são eletivas e oferecidas pelo PPGBq ou por outras Unidades/Instituições. Assim, é também facultado ao aluno cursar disciplinas em outros Programas de Pós-graduação.

Seminários I e II

As disciplinas de Seminários do PPGBq consistem na apresentação de conferências científicas por professores/pesquisadores convidados de interesse para o Programa, buscando ampliar a visão científica dos alunos e estimular novas interações e colaborações. Durante o período de pandemia, os Seminários do PPGBq têm ocorrido virtualmente através de nosso canal no YouTube.

Docentes responsáveis: Rafael D. Mesquita (rdmesquita@iq.ufrj.br) e Marcos D. Pereira (marcosdp@iq.ufrj.br).

Pesquisa de Dissertação e Tese

As disciplinas de Pesquisa de Dissertação e Tese consistem na apresentação de seminários científicos relativos às atividades de pesquisa, permitindo o acompanhamento do desenvolvimento de Dissertações e Teses do Programa. Os alunos apresentam seus resultados experimentais para uma comissão composta por dois docentes cadastrados no PPGBq, a fim de atender as exigências para a obtenção dos títulos de Mestre e Doutor. Estes seminários são denominados de Seminários de Acompanhamento e acontecem a cada 6 meses durante o curso de Mestrado e a cada 12 meses durante o curso de Doutorado.

Docentes responsáveis: Patricia Zancan (pzancan@me.com) e Cristiane D. Ano Bom (anobom@iq.ufrj.br).

Capacitação Didática I e II

As disciplinas de Capacitação Didática I e II têm como objetivo propiciar a formação de recursos humanos capacitados para a docência em ensino de Graduação em Bioquímica/Biotecnologia nas suas diferentes competências. Nestas disciplinas, os discentes de Pós-graduação atuam como tutores em disciplinas teóricas e/ou experimentais ministradas pelos docentes do PPGBq aos diversos cursos de Graduação da UFRJ.

O PPGBq oferece atualmente um vasto elenco de disciplinas eletivas, de caráter teórico e/ou prático, todas inseridas nas linhas de pesquisa e áreas de atuação do Programa. O conjunto de disciplinas é constantemente analisado e avaliado quanto à pertinência, demanda e necessidade de introdução de novos conteúdos, de forma a atender uma formação discente altamente qualificada, levando em consideração os avanços tecnológicos, as áreas de fronteira do conhecimento, inovação e de interesses estratégicos para a Biotecnologia.