Programa de Pós Graduação em Bioquímica da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Egressos

Uma consequência direta da geração de conhecimento científico-tecnológico é a formação de recursos humanos qualificados em uma área interdisciplinar como a Biotecnologia. Desde a sua implantação, o PPGBq tem formado recursos humanos de excelente qualidade, o que pode ser evidenciado pelo fato de que muitos egressos se vincularam a diferentes Instituições de Ensino e Pesquisa tanto no Brasil quanto no exterior. Da mesma forma, uma parcela considerável de nossos egressos tem alcançado o mercado de trabalho, atuando em setores de pesquisa e desenvolvimento da indústria de Biotecnologia nacional e, em alguns casos, internacional. Assim, o PPGBq tem cumprido a sua missão institucional de formar pessoal qualificado, capaz de atuar na fronteira do conhecimento em Biotecnologia e atender às demandas da sociedade.






Nucleação internacional de egressos

O PPGBq, através dos diversos projetos em cooperação, tem nucleado egressos em Instituições de Ensino e Pesquisa estrangeiras. Dos 121 egressos, dentre Mestres e Doutores formados pelo PPGBq entre 2012 e 2020 (excetuando-se Mestres que realizaram Doutorado no Programa), 10,7% (13/121) atuam em Instituições estrangeiras, seja na Academia ou na Indústria.

Do universo de egressos que realizam pós-doutorado, 34,8% (8/23) atuam fora do Brasil, nas seguintes Instituições: German Cancer Research Center (Alemanha), Cedars-Sinai Medical Center (EUA), Gladstone Institute of Neurological Disease (EUA), University of Arizona (EUA), University of New York at Stony Brook (EUA), Université de Nantes (França), Karolinska Institute (Suécia) e Lund University (Suécia). Contamos também com 2 egressos de Mestrado que atualmente cursam Doutorado na University of New South Wales (Austrália) e Slovak Academy of Sciences (Eslováquia).

Lista completa dos egressos de Doutorado

Lista completa dos egressos de Mestrado


Egressos de Destaque

ALINE GUIMARÃES DE ALMEIDA

Ocupa a posição de Process and Development Scientist na empresa inglesa de biotecnologia Gyroscope Therapeutics (https://www.gyroscopetx.com/) em Londres, Inglaterra, onde é responsável pelo processo de produção do vetor de adenovírus utilizado na fabricação da terapia gênica comercializada pela empresa.

ANDERSON FRAGOSO DOS SANTOS

Sócio e co-fundador da empresa/start-up inovadora Luminase Biotecnologia, criada para desenvolver um detergente enzimático para uso em limpeza hospitalar. A start-up foi acelerada e finalista do Inovativa Brasil 2017 (MDIC), maior programa de aceleração de start-ups do Brasil. Em 2018, foi premiada como a segunda melhor start-up da Feira Hospitalar (São Paulo-SP) e como a melhor start-up no Desafio Like a Boss na CASE do SEBRAE (São Paulo-SP) A empresa foi ainda contemplada com financiamento a fundo perdido do Edital de Inovação da Indústria para Start-ups SESI/SENAI.

AYLA SANT’ANA DA SILVA

Pesquisadora do Instituto Nacional de Tecnologia (INT-MCTI) e Jovem Docente Permanente do PPGBq. Recebeu diversos prêmios acadêmicos, incluindo o Prêmio CAPES de Tese 2014 na área de Biotecnologia. Foi uma das 12 selecionadas na primeira Chamada de apoio à pesquisa científica do Instituto Serrapilheira, sendo agraciada com o financiamento de 1 milhão de reais. É bolsista Jovem Cientista do nosso Estado da FAPERJ. Atua principalmente no desenvolvimento de processamentos quimioenzimáticos de biomassas vegetais no contexto de biorrefinaria para a produção de combustíveis e bioprodutos. Já publicou 22 artigos científicos, depositou 5 patentes e orientou 5 estudantes de pós-graduação, 2 pós-docs e inúmeros estudantes de iniciação científica.

GRAZIELA JARDIM PACHECO

Tecnologista em Saúde Pública do Departamento de Biotecnologia do Instituto de Tecnologia em Fármacos da Fundação Oswaldo Cruz. Desde 2017, é responsável pelo Laboratório de Bioprocessos de Farmanguinhos, atuando nas áreas de absorção de tecnologias produtivas e desenvolvimento de processos com cepas microbianas para obtenção de produtos biológicos de interesse à saúde humana. Como exemplos de projetos desenvolvidos sob coordenação da egressa, destacam-se: 1- a produção de IFAs (insumos farmacêuticos ativos) para a produção de antibióticos; 2- a produção de insulina humana recombinante; 3- o desenvolvimento de rotas de biologia sintética para a produção de canabidiol utilizando microrganismos geneticamente modificados.

JULIA DE MACEDO ROBERT

Consultora Pesquisadora do Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos e Fibras, sendo responsável pela área de processos fermentativos nos diversos projetos da Instituição. Os principais pontos de atuação são desenvolvimentos baseados em bactérias, leveduras e fungos filamentos, reaproveitamento de resíduos amazônicos e da agroindústria brasileira, bem como desenvolvimento de tecidos funcionais e disruptivos.

LÍVIAN RIBEIRO VASCONCELOS DE SÁ

Pesquisadora da empresa Oxiteno S/A Indústria e Comércio, onde coordena o Laboratório Analítico e Físico-químico. Durante seu Doutoramento, participou de um projeto EMBRAPII em parceria com a empresa visando o desenvolvimento de rotas enzimáticas para a síntese de especialidades químicas, o qual recebeu o Prêmio Kurt Politzer de Tecnologia em 2015.

MARIA BEATRIZ DOS SANTOS MOTA

co-fundadora e CEO da start-up RioGen – análises genéticas. Criada para desenvolver uma plataforma de análise de dados de sequenciamento genético com o objetivo de aprimorar o diagnóstico molecular, a empresa, que atualmente se encontra incubada, recebeu financiamento FAPERJ através do Edital 17/2019  – “Programa Doutor Empreendedor: transformando conhecimento em inovação – 2019”.

THAYANA ARAUJO DA CRUZ

Analista de transferência de tecnologia e otimização de bioprocesso pleno na empresa Libbs Farmacêutica (São Paulo, Brasil), atuando no suporte técnico à produção (resolução de problemas, realização de estudos de bancada e otimização de processos) e no apoio às transferências de tecnologia de parceiros para novos produtos. Em 2022, trabalhará na planta piloto de Biotecnologia suportando novos projetos de desenvolvimento de produtos biológicos.

Back to Top