Aluna de Doutorado do PPGBq, Mariana Mattos, recebe prêmio no XXII SINAFERM/XIV SHEB/XIV ENZITEC pelo seu trabalho de Mestrado desenvolvido no Programa
Na última semana, a aluna de Doutorado do PPGBq, Mariana Mattos, recebeu menção honrosa pela apresentação do trabalho intitulado “Enzymatic conversion of procyanidins from açaí seeds and proposed mechanism by molecular docking”, no XXII SINAFERM/XIV SHEB/XIV ENZITEC. Este trabalho foi desenvolvido no Laboratório de Biocatálise, no Instituto Nacional de Tecnologia (INT – MCTI) e orientado pela Drª Ayla Sant’Ana da Silva.
O XXII SINAFERM/XIV SHEB/XIV ENZITEC ocorreu entre os dias 28 e 31 de agosto de 2022, na cidade de Búzios – RJ. O evento contou com palestrantes e participantes de diversas nacionalidades, para discussões multidisciplinares nas áreas de biotecnologia industrial, bioeconomia e bioinovação. Durante estes dias, foram apresentados mais de 500 trabalhos científicos, distribuídos entre categorias de pôster, apresentações flash e apresentações orais, com participação de diversos alunos do nosso Programa.
Essa linha de pesquisa, desenvolvida no INT, faz parte de um Projeto que conta com o financiamento do Instituto Serrapilheira e que também foi contemplado no edital Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE), da FAPERJ. O projeto visa identificar rotas de aproveitamento para a semente de açaí, um resíduo da produção da polpa que por não ter um aproveitamento industrial bem definido é descartado irregularmente, levando a um problema ambiental e urbano nas principais regiões produtoras, principalmente na região Norte do país.
Tendo este problema em vista, uma das alternativas propostas é a obtenção de um produto de alto valor agregado por via enzimática, as procianidinas tipo A, utilizando a enzima lacase de Aspergillus sp., uma oxidase de grande interesse biotecnológico, a partir de compostos fenólicos presentes na semente de açaí. Além disso, o dockingmolecular foi utilizado para propor um mecanismo de ação para esta conversão, que ainda não havia sido descrito. Além da participação do Dr. Gabriel Martins, colaborador do LABIC, o trabalho também contou com a parceria com os pesquisadores Isabella A. Guedes e Laurent E. Dardenne, do Grupo de Modelagem Molecular em Sistemas Biológicos do Laboratório Nacional de Computação Científica (GMMSB – LNCC).