IMPACTO SOCIAL
EXTENSÃO
O corpo docente do PPGBq também está ativamente envolvido com atividades de formação voltadas para a Educação Básica, por meio da extensão universitária. Dentre as atividades de extensão realizadas no PPGBq, destacam-se a coordenação e participação em projetos e cursos de extensão, bem como em oficinas apresentadas na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Estas atividades recebem um grande público de estudantes de escolas públicas e privadas, de ensino fundamental e médio, e têm como objetivo, além de contribuir para a formação do estudante, despertar o seu interesse para a Ciência e Tecnologia, motivando o ingresso na Universidade.
- Orientação de Victor da Nóbrega Galvão (Iniciação Científica Júnior – CNPq) no projeto “A percepção do mosquito Aedes aegypti durante a pandemia da COVID-19”, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro-RJ (2020).
Orientadora: Mônica F. M. C. Cardoso - Orientação de Giulia Pereira de Santana (Iniciação Científica Júnior – CNPq) no projeto “Como o mosquito Aedes aegypti identifica os odores do meio ambiente e encontra você para sugar o seu sangue?”, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro-RJ (2020).
Orientadora: Ana Claudia A. Melo - Orientação de Pedro Augusto Salles da Costa Barretoem projeto de iniciação científica pelo Programa “Jovens Talentos” – FAPERJ (Processo: E26/201.446/2017).
Orientadora: Elis C. A. Eleutherio - Orientação de Sarah Lourenço da Costa em projeto de iniciação científica pelo Programa “Jovens Talentos” – FAPERJ (Processo: E26/201.460/2017).
Orientadora: Elis C. A. Eleutherio - Orientação de Matheus Oliveira Macruz(PIBIC EM/UFRJ) no projeto “Produção de detergentes biodegradáveis por meio de microorganismos modificados geneticamente”, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro-RJ (2017).
Orientador: Rodrigo Volcan Almeida - Orientação de Pablo Wallace Nunes Michael Bento (PIBIC EM/UFRJ) no projeto “Produção de detergentes biodegradáveis por meio de microorganismos modificados geneticamente”, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro-RJ (2017).
Orientador: Rodrigo Volcan Almeida
- Jogo educativo para consolidação de conceitos bioquímicos relativos à Síndrome Metabólica.
Integrante: André L. S. Santos (Costa, A., Apolinário, J., Barros, F., Santos, A. L. S. & Sodré, C. L. (2017) Uma corrida metabólica. Journal of Biochemistry Education, 15: 100-106). - “EUgene”, programa de computador desenvolvido para criar um caça-palavra com o nome de uma pessoa em um fundo de sequência de DNA (ou proteína), com o intuito de simular o trabalho de bioinformática em buscas de sequências gênicas ou de proteínas.
Coordenador: Rafael D. Mesquita - Blog “Química Acessível” (https://quimicacessivel.wordpress.com/). Produto educacional gerado a partir da Dissertação de Mestrado “Análise de imagens áudio-descritas em um livro didático: um olhar da epistemologia de Gaston Bachelard no ensino de química para cegos” de autoria de Cristiana de Barcelos Passinato.
Orientador: Rodrigo Volcan Almeida - Página em redes socias “Química Acessível” (https://www.facebook.com/quimicacessivel/). Produto educacional gerado a partir da Dissertação de Mestrado “Análise de imagens áudio-descritas em um livro didático: um olhar da epistemologia de Gaston Bachelard no ensino de química para cegos” de autoria de Cristiana de Barcelos Passinato.
Orientador: Rodrigo Volcan Almeida - Grupo de estudos em redes sociais “Química Acessível” (https://www.facebook.com/groups/quimicacessivel/) Produto educacional gerado a partir da Dissertação de Mestrado “Análise de imagens áudio-descritas em um livro didático: um olhar da epistemologia de Gaston Bachelard no ensino de química para cegos” de autoria de Cristiana de Barcelos Passinato.
Orientador: Rodrigo Volcan Almeida - Blog “Discutindo o ensino de funções inorgânicas” (https://discutindoensinodefuncoesinorganicas.wordpress.com/author/discutindoensinodefuncoesinorganicas/). Produto educacional gerado a partir da Dissertação de Mestrado “Construindo alternativas ao ensino das “funções inorgânicas” à luz da epistemologia de Gaston Bachelard” de autoria de Fabiane Martins.
Orientador: Rodrigo Volcan Almeida - Página em redes sociais “Discutindo o ensino de funções inorgânicas” (https://www.facebook.com/discutindoensinodefuncoesinorganicas). Produto educacional gerado a partir da Dissertação de Mestrado “Construindo alternativas ao ensino das “funções inorgânicas” à luz da epistemologia de Gaston Bachelard” de autoria de Fabiane Martins.
Orientador: Rodrigo Volcan Almeida - Grupo de estudos em redes sociais “Discutindo o ensino de funções inorgânicas” (https://www.facebook.com/groups/discutindoensinodefuncoesinorganicas). Produto educacional gerado a partir da Dissertação de Mestrado “Construindo alternativas ao ensino das “funções inorgânicas” à luz da epistemologia de Gaston Bachelard” de autoria de Fabiane Martins.
Orientador: Rodrigo Volcan Almeida
- “Qualidade do ar em ambientes fechados em escolas da rede pública” (SigProj: 295706.1808.218792.7022019; PROFAEX No 2019). O projeto tem como objetivo estudar e divulgar sobre a qualidade do ar em diferentes tipos de ambientes fechados e abertos em escolas da rede pública na cidade do Rio de Janeiro através da coleta e análise do ar, a fim de se obter dados epidemiológicos que permitam medidas públicas e educacionais à população através da difusão dos resultados obtidos.
Integrante: Marcia R. S. da Silva - “Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Sociedade: A UFRJ na SNCT 2018 como instrumento da transversalidade do conhecimento e da inclusão social” (Edital SNCT CNPq 2018 – processo nº 440288/2018-5). O projeto tem como instrumento a transversalidade do conhecimento e da inclusão social e, para a sua concretude, conta com a participação de estudantes de graduação, como protagonistas e mediadores, proporcionando-lhes uma formação pautada pela superação de uma visão puramente instrumentalista ou tecnicista do conhecimento, e educadores e estudantes da Educação Básica, contribuindo para a ampliação dos conhecimentos científico-tecnológicos e culturais e melhoria da qualidade da educação. As atividades foram realizadas nas dependências do IQ-UFRJ no período de 16 a 20 de outubro de 2018.
Coordenador: Rodrigo Volcan Almeida - “Conversas com professores de ciências da rede de ensino do Rio de Janeiro: construindo um instrumento dialógico para formação continuada” (SIGProj: 305311.1680.295287.14052018). O projeto tem como objetivo promover a formação continuada de professores da rede de ensino do Estado do Rio de Janeiro, de maneira horizontal, através de grupos de estudos. O tema que norteia o grupo é o ensino de ciências, suas filosofias e epistemologias, assim como os aspectos sociológicos da educação na produção e reprodução do conhecimento. As atividades foram realizadas nas dependências do IQ-UFRJ no período de setembro/2018 a agosto/2019.
Coordenador: Rodrigo Volcan Almeida - “Integração Universidade-Escola: um encontro com a ciência” (SIGProj: 266523.1443.259250.06042017; PROFAEX Nº 128/2017). O projeto tem como objetivo promover o encontro entre a ciência e alunos do ensino médio, no sentido de auxiliar o processo de aprendizagem. O projeto é conduzido na forma de exposições orais e atividades experimentais em áreas temáticas da Bioquímica, como Alimentos, Energia, Química da saúde, Proteínas, Transgênicos, Biologia molecular e Biotecnologia. As atividades foram realizadas no Colégio Pedro II (Duque de Caxias-RJ) e no Instituto Marcos Freitas (Duque de Caxias-RJ), bem como nos laboratórios de pesquisa do PPGBq na UFRJ, no período de maio/2017 a maio/2018.
Integrantes: Anderson S. Pinheiro, Bianca C. Neves, Cristiane D. Ano Bom, Fábio C. S. Nogueira e Mônica F. M. C. Cardoso. - “Estratégias educacionais para o enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti transmissor da dengue, chikungunya e da Zika” (SIGProj: 197671.1188.40222.06052016). O projeto tem como objetivo o desenvolvimento de ações extensionistas nas Escolas da rede pública de ensino do Estado do Rio de Janeiro, a fim de promover atividades educativas sobre o tema mosquito A. aegypti e as doenças transmitidas pelo mesmo. As atividades iniciaram em abril/2017 e permanecem em andamento.
Integrante: Ana Cláudia A. Melo e Mônica F. M. C. Cardoso. - “Conhecendo o IQ” (SIGProj: 267211.1443.151886.06042017). O projeto pretende aproximar a Universidade das Instituições de Ensino Fundamental e Médio, através da divulgação dos conteúdos e informações sobre os cursos de graduação do IQ-URFJ. As atividades foram realizadas nas dependências do IQ-UFRJ em março/2017.
Integrantes: Bianca C. Neves e Denise M. G. Freire
- “Ciclo de Seminários Virtuais: Iniciativas relacionadas à pandemia de SARS-CoV-2”, realizado on-line no período de 23 de julho a 01 de setembro de 2020.
Integrante: Anderson S. Pinheiro - “Ciência e Biotecnologia: da sala de aula para a bancada” (Edital RUA 2019-2). O curso tem como objetivo promover o encontro entre a ciência e alunos de ensino médio e técnico, no sentido de auxiliar o processo de ensino/aprendizagem visando à integração entre a Bioquímica/Tecnologia e o currículo regular da Instituição. As atividades foram desenvolvidas no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (Nilópolis-RJ) e nos laboratórios de pesquisa do PPGBq na UFRJ no período de setembro/2019 a dezembro/2019.
Integrantes: Cristiane D. Ano Bom, Fábio C. S. Nogueira e Mônica F. M. C. Cardoso - “Fundamentos da produção e avaliação sensorial de Cerveja” (Edital RUA 2019-2). O curso aborda os aspectos bioquímicos, tecnológicos e sensoriais da produção de cerveja, realizado na UFRJ, Rio de Janeiro-RJ, no período de 09 de novembro a 07 de dezembro de 2019.
Integrante: Anderson S. Pinheiro - “Antifúngicos: passado, presente e futuro” ministrado na 13ª Semana de Extensão (Semex), Universidade Tiradentes (UNIT), Aracajú-SE, em 21 de março de 2019.
Coordenador: André L. S. Santos - “Cromatografia no melhor do nosso conhecimento”, realizado no Laboratório de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (IQ-UFRJ), no período de 08 a 12 de julho de 2019.
Integrante: Fábio C. S. Nogueira - “Fundamentos da Produção e Avaliação Sensorial de Cerveja” (Edital RUA 2018-2), UFRJ, Rio de Janeiro-RJ, em 20 de outubro a 17 de novembro de 2018.
Integrante: Anderson S. Pinheiro - “Epistemologia de Bachelard e Ensino de Química: Diagnósticos e Experiências”, I Encontro da Rede Rio de Ensino de Química, UFRJ campus Macaé, Macaé-RJ, em 09 a 11 de junho de 2017.
Coordenador: Rodrigo Volcan Almeida - “Fundamentos da Produção e Avaliação Sensorial de Cerveja” (Edital RUA 2017-2), UFRJ, Rio de Janeiro-RJ, em 11 de novembro a 02 de dezembro de 2017.
Integrante: Anderson S. Pinheiro
- “A inteligência artificial no desenvolvimento de alimentos: das plantações à indústria” oferecida na ação on-line “Inteligência artificial: Ciência pela vida – A UFRJ no Mês da Ciência, Tecnologia e Inovações 2020”, em 19 a 29 de outubro de 2020.
Coordenador: Anderson S. Pinheiro - “Bioeconomia e aproveitamento de resíduos agroindustriais” oferecida na 16ª SNCT, Pavilhão de Exposições, Brasília-DF, em 21 a 27 de outubro de 2019. Na ocasião, foi concedida uma entrevista por um dos pesquisadores do Laboratório de Biocatálise (INT) à TV MCTIC transmitida ao vivo pelas redes sociais do Ministério – https://www.facebook.com/MCTIC/videos/546345406099604/.
Coordenadoras: Ayla Sant’Ana da Silva e Viridiana S. F. Leitão - “Química sustentável a partir de resíduos” oferecida na 16ª SNCT, Campus do Observatório Nacional e do Museu de Astronomia e Ciências Afins, Rio de Janeiro-RJ, em 03 de dezembro de 2019.
Coordenadoras: Ayla Sant’Ana da Silva e Virdiana S. F. Leitão - “Abelhas sem ferrão: o conhecimento para preservação” oferecida na 16ª SNCT, UFRJ, Rio de Janeiro-RJ, em 22 a 24 de novembro de 2019.
Integrante: Anderson S. Pinheiro - “TECH? POP? TUDO? Alimentos Transgênicos, Agrotóxicos, Química e Saúde” oferecida na 16ª SNCT, UFRJ, Rio de Janeiro-RJ, em 22 a 24 de novembro de 2019.
Coordenador: Rodrigo Volcan Almeida - “O incrível mundo que você não vê” oferecida na 16ª SNCT, UFRJ, Rio de Janeiro-RJ, em 22 a 24 de novembro de 2019.
Coordenador: Rodrigo Volcan Almeida - “EUgene – nome no genoma” oferecida na 15a SNCT, Fundação Oswaldo Crruz, Rio de Janeiro-RJ, em 16 a 20 de outubro de 2018.
Coordenador: Rafael D. Mesquita - “EUgene – nome no genoma” oferecida na 14a SNCT, Fundação Oswaldo Crruz, Rio de Janeiro-RJ, em 24 a 28 de outubro de 2017.
Coordenador: Rafael D. Mesquita
- “Bioeconomia: cuidando de um futuro sustentável para todos!”, Auditório Pedro Muanis Persechini, Espaço Ciencia Viva, Rio de Janeiro-RJ, em 26 de outubro de 2019.
Coordenadoras: Ayla Sant’Ana da Silva e Virdiana S. F. Leitão - “De resíduos a produtos químicos”, Domingo com Ciência na Quinta – Museu Nacional da Quinta da Boa Vista, em 07 de julho de 2019.
Coordenadoras: Ayla Sant’Ana da Silva e Viridiana S. F. Leitão - “EUgene – nome no genoma”, Sábado da Ciência – Vida há milhares de anos se diversificando, Espaço Ciência Viva, Rio de Janeiro-RJ, em 28 de setembro de 2019. Corodenador: Rafael D. Mesquita
- “EUgene – nome no genoma”, Sábado da Ciência – Gene, quem és tu?, Espaço Ciência Viva, Rio de Janeiro-RJ, em 25 de agosto de 2018.
Coordenador: Rafael D. Mesquita - “EUgene – nome no genoma”, Sábado da Ciência – Envolvidos pela Genética, Espaço Ciência Viva, Rio de Janeiro-RJ, 24 de junho de 2017.
Coordenador: Rafael D. Mesquita
- “A importância e o protagonismo da ciência durante a pandemia da COVID-19” ministrada no colégio Estadual Monteiro de Carvalho, Rio de Janeiro-RJ, em 02 de julho de 2020.
Palestrante: Magno R. Junqueira - “Organismos Frankestein” ministrada no Colégio Pedro II, Duque de Caxias-RJ, em 07 de novembro de 2017.
Palestrante: Anderson S. Pinheiro - “Inibidores de aspártico proteases: uma nova proposta quimioterapêutica contra Leishmania” ministrada no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ, campus Maracanã) em 25 de abril de 2017.
Palestrante: André L. S. Santos - “Microbiologia: um pequeno mundo a ser desvendado” ministrada ao curso técnico de Automação Industrial, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET), Rio de Janeiro-RJ em 19 de abril de 2018.
Palestrante: André L. S. Santos - “Biotecnologia: o que ela tem a ver com nosso admirável mundo novo?” ministrada no Colégio Estadual Tenente General Napion, Rio de Janeiro-RJ, em 17 de julho de 2017.
Palestrante: Denise M. G. Freire - “Biotecnologia: o que ela tem a ver com nosso admirável mundo novo?” ministrada no CIEP 457 – Doutor José Elias Mello Santos, Rio de Janeiro-RJ em 17 de outubro de 2017.
Palestrante: Denise M. G. Freire - “Controle de drogas no esporte: hormônios” ministrada no Colégio Pedro II, Duque de Caxias-RJ, em 28 de junho de 2018.
Palestrante: Fábio C. S. Nogueira - “Controle de drogas no esporte: hormônios” ministrada no Colégio Pedro II, Duque de Caxias-RJ, em 24 de abril de 2018.
Palestrante: Fábio C. S. Nogueira - “Controle de drogas no esporte: hormônios” ministrada no Instituto Marcos Freitas, Duque de Caxias-RJ, em 14 de setembro de 2017.
Palestrante: Fábio C. S. Nogueira - “Controle de drogas no esporte: hormônios” ministrada no Instituto Marcos Freitas, Duque de Caxias-RJ, em 22 de junho de 2017.
Palestrante: Fábio C. S. Nogueira - “Desenvolvimento de tecnologias para a fabricação de produtos biofarmacêuticos”, ministrada no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ, campus Maracanã), Rio de Janeiro-RJ, em 08 de junho de 2018.
Palestrante: Leda dos Reis Castilho - “A célula tumoral e a descoberta de novos medicamentos contra o câncer” ministrada na Escola Municipal Thiers Pereira Daflon, São Sebastião do Alto, Rio de Janeiro-RJ, em 20 de junho de 2017. Pslestrante: Patricia Zancan
- “A célula tumoral e a descoberta de novos medicamentos contra o câncer” ministrada na Escola Municipal Thiers Pereira Daflon, São Sebastião do Alto, Rio de Janeiro-RJ, em 14 de agosto de 2018. Plaestrante: Patricia Zancan
- “A célula tumoral e a descoberta de novos medicamentos contra o câncer” ministrada na Escola Municipal Thiers Pereira Daflon, São Sebastião do Alto, Rio de Janeiro-RJ, em 10 de setembro de 2019.
Palestrante: Patricia Zancan
- “Ciência pela Vida” palestra proferida durante a ação on-line “Inteligência artificial: Ciência pela vida – A UFRJ no Mês da Ciência, Tecnologia e Inovações 2020”, em 19 a 29 de outubro de 2020.
Palestrante: Denise M. G. Freire - “Como a UFRJ transformou a adversidade em uma oportunidade no combate à COVID-19” mesa-redonda realizada on-line durante o “Festival do Conhecimento – Universidade Viva”, em 14 a 24 de julho de 2020.
Palestrantes: Denise M. G. Freire e Leda R. Castilho