O Primeiro Congresso de Biotecnologia Industrial (I COBBIND) rende ao PPGBq premiações e homenagem

O Programa de Pós-Graduação em Bioquímica (PPGBq – UFRJ) reconhecido por sua excelência recebeu distinções no Primeiro Congresso de Biotecnologia Industrial. A professora Denise Maria Guimarães Freire foi homenageada por sua extensa e relevantes contribuições na área de biotecnologia. As doutorandas Mariana Monteiro Guilherme Mattos e Michelle Ramos Cavalcante Fortunato, além da professora Evelin Andrade Manoel, foram contempladas com prêmios.

O I Congresso Brasileiro de Biotecnologia Industrial (COBBIND), realizado de 25 a 27 de agosto, em Florianópolis (SC), uniu oficialmente os três maiores eventos na área de biotecnologia industrial do país: XXIV SINAFERM, o XV SHEB e o XV ENZITEC. O I COBBIND contou com palestrantes e participantes de diversas nacionalidades, abrigando uma rica agenda científica multidisciplinar envolvendo as áreas de: Microbiologia industrial; Engenharia de Bioprocessos; Engenharia de Bioprodutos; Enzimologia Industrial; Biorrefinaria, Bioeconomia e Circularidade; e Biotecnologia Ambiental, contando com mais de 700 trabalhos científicos entre apresentações orais e e-posters.

patente inovadora

A abertura do I COBBIND foi marcada por uma cerimônia especial, onde a professora permanente, ex-coordenadora do PPGBq e atual coordenadora do HOIB INCT, Denise Maria Guimarães Freire, recebeu uma merecida homenagem por sua significativa contribuição à área de biotecnologia industrial. Sua expertise e dedicação têm sido fundamentais para o desenvolvimento das pesquisas e inovação na área, promovendo a troca de informações e a integração entre o campo científico e industrial brasileiro. Em seu discurso emocionado, a professora Denise ressaltou a importância de seus mestres que foram fonte de inspiração e de sua paixão pela biotecnologia. Também reforçou a importância da parceria entre universidades e empresas para o desenvolvimento de tecnologias e da luta por melhores condições de trabalho nas universidades públicas.

patente inovadora

A doutoranda Mariana Monteiro Guilherme Mattos do Laboratório de Biocatálise do Instituto Nacional de Tecnologia (LABIC) e orientada pela pesquisadora Ayla Sant’Ana, recebeu o prêmio de melhor trabalho da sessão oral no eixo temático de Enzimologia Industrial. O trabalho intitulado “Conversion of B-type to A-type procyanidins by oxidases and evaluation of their reaction conditions” é parte de sua tese de Doutorado. O projeto visa identificar rotas para o aproveitamento da semente de açaí, que atualmente é um resíduo agroindustrial subvalorizado. A alternativa proposta pelo trabalho sugere a obtenção das procianidinas tipo A, um bioproduto de alto valor agregado, por via enzimática, utilizando o extrato da semente de açaí como matéria-prima.

patente inovadora

A doutoranda Michelle Ramos Cavalcante Fortunato do Laboratório Bioetanol e do Laboratório Multiusuário de RMN de Sólidos, ambos do IQ/UFRJ, e orientada pelos professores Ricardo Sposina Sobral Teixeira e Rosane Aguiar da Silva San Gil, recebeu o prêmio de melhor trabalho da sessão oral no eixo temático de Biorrefinaria, Bioeconomia e Circularidade. O trabalho intitulado “Structural influence of planetary ball milling pre-treatment in kernel cake of macauba probed by 13C CPMAS NMR spectroscopy” é parte de sua tese de Doutorado, e conta com o financiamento da Agência Nacional do Petróleo (ANP/FAPESP) pelo Programa PRH 20.1, além de fazer parte de um projeto maior que compõem a valorização da cadeia produtiva e sustentável da macaúba (Projeto Agro4future). O trabalho visa a caracterização dessa biomassa, investiga o potencial de seus ativos biológicos, além da realização do processamento mecanoquímico com efeitos na hidrólise enzimática.

patente inovadora

A profª Evelin Andrade Manoel do Laboratório de Biotecnologia Microbiana de Fármacos (LaBIMFar) apresentou o trabalho da mestranda Renata Andrade de Oliveira e foi contemplada com prêmio de melhor trabalho da sessão poster no eixo temático de Enzimologia Industrial. O trabalho intitulado “Production of multi-purpose biocatalyst for industrial applications” é parte da dissertação da discente que visa a produção de biocatalisadores multipropósitos em biocatálise. Ademais, parte do trabalho faz parte da pesquisa de tese de doutorado da aluna Michelle Marques dos Santos, ambas do PPGBq. A utilização destes biocatalisadores têm sido eficiente na obtenção enantiosseletiva de derivados farmacológicos, bem como ativos para a indústria de cosméticos, como os ésteres de vitamina C de alta performance.