PESQUISA
CORPO DOCENTE
Elba Pinto da Silva Bon
Cargo: Professora Titular / Bolsista CNPq 1C
Formação: Bióloga (UFRJ), Mestre em Bioquímica (UFRJ) e Engenharia Bioquímica (University of Manchester – Inglaterra), Doutora em Engenharia Bioquímica (University of Manchester – Inglaterra), Pós-doutorado (Massachusetts Institute of Technology – EUA)
Linhas de pesquisa: Biocombustíveis; Desenvolvimento de Tecnologia Enzimática; Moléculas de Interesse Biotecnológico
Descrição: Tem atuação nas áreas de Microbiologia, Biocatálise e Biotecnologia, com ênfase em Biotecnologia industrial, atuando principalmente na produção e uso de enzimas industriais e especiais, bem como no processamento de biomassa por rotas biotecnológicas dentro do conceito de biorefinaria. Suas linhas de pesquisa têm como objetivo: (i) desenvolvimento de tecnologia para a produção de etanol por hidrólise enzimática de biomassas lignocelulósicas; (ii) produção e desenvolvimento de biofármaco antileucêmico a partir da enzima asparaginase; (iii) bioconversão enzimática e microbiana de fármacos de interesse industrial.
E-mail: elba@iq.ufrj.br
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Química, Departamento de Bioquímica.
Av. Pedro Calmon, S/N, Bloco P, P4 – Lab. Bioetanol. Ilha do Fundão, Rio de Janeiro-RJ. CEP: 21941-596
Telefone: (21) 3209-6590
Gilberto Barbosa Domont
Cargo: Professor Emérito / Bolsista CNPq 1D / Bolsista FAPERJ CNE
Formação: Químico (FNFI, Univ. do Brasil), Doutor em Bioquímica (UFRJ)
Linhas de pesquisa: Aplicação de Técnicas Proteômicas
Descrição: Tem atuação nas áreas de Bioquímica, Proteômica e Biotecnologia, com ênfase em Biotecnologia aplicada à saúde, atuando principalmente na aplicação e desenvolvimento de metodologias proteômicas e de espectrometria de massas a fim de compreender a dinâmica dos proteomas em sistemas biológicos. Suas linhas de pesquisa têm como objetivo a prospecção de biomarcadores, quantificação de proteínas e caracterização de modificações pós-traducionais em projetos de fronteira, como o Projeto Proteoma Humano (HPP), proteoma do melanoma, da COVID-19 e de outras doenças infecciosas.
E-mail: gilberto@iq.ufrj.br
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Química, Departamento de Bioquímica.
Av. Athos da Silveira Ramos, 149. Centro de Tecnologia, Bloco A, sala 543. Ilha do Fundão, Rio de Janeiro-RJ. CEP: 21941-909.
Telefone: (21) 3938-8862
Ana Claudia do Amaral Melo
Cargo: Professora Associada
Formação: Médica Veterinária (UFPA), Mestre em Zoologia (UFPA), Doutora em Química Biológica (UFRJ), Pós-doutorado (Vanderbilt University – EUA, University of California Davis – EUA)
Linhas de pesquisa: Tecnologias Aplicadas ao Controle de Insetos, Vetores e Pragas
Descrição: Tem atuação nas áeras de Bioquímica, Biologia Molecular e Biotecnologia, com ênfase em Biotecnologia aplicada à saúde, atuando principalmente no desenvolvimento de tecnologias aplicadas ao controle de insetos vetores e pragas. Desenvolve projetos de pesquisa multidisciplinares que visam: (i) caracterizar genes e seus produtos que atuam diretamente no controle de processos importantes no ciclo de vida de insetos, tais como proteínas que participam da cascata de sinalização da olfação, proteínas envolvidas na síntese de quitina, proteínas que participam da interação parasita vetor, usando a abordagem de silenciamento gênico e ensaios comportamentais; (ii) desenvolver métodos de diagnósticos de arboviroses, como dengue, Zika e chicungunha, para vertebrados e insetos; (iii) caracterizar semioquímicos que alterem o comportamento de insetos, sejam eles repelentes e/ou iscas de atração para captura.
E-mail: anamelo@iq.ufrj.br
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Química, Departamento de Bioquímica.
Av. Athos da Silveira Ramos, 149. Centro de Tecnologia, Bloco A, sala 536-A. Ilha do Fundão, Rio de Janeiro-RJ. CEP: 21941-909.
Telefone: (21) 3938-7365
Anderson de Sá Pinheiro
Cargo: Professor Associado / Bolsista CNPq 2 / Bolsista FAPERJ CNE
Formação: Farmacêutico (UFRJ), Mestre em Química Biológica (UFRJ), Doutor em Química Biológica (UFRJ), Pós-doutorado (Brown University – EUA)
Linhas de pesquisa: Agrobiologia; Moléculas de Importância Biotecnológica
Descrição: Tem atuação nas áreas de Bioquímica, Biologia Estrutural e Biotecnologia, com ênfase em Biotecnologia aplicada à sáude e à agricultura e meio-ambiente, atuando principalmente na determinação estrutural e caracterização dinâmica de proteínas por Ressonância Magnética Nuclear. Suas linhas de pesquisa têm como objetivo: (i) a caracterização estrutural e funcional de histona-metil transferases e seus domínios isolados, a fim de proporcionar o desenvolvimento de novas terapias anti-câncer; (ii) a caracterização estrutural, dinâmica e da interação de proteínas ligantes de RNA humanas consideradas alvos terapêuticos para o câncer; (iii) a determinação estrutural e caracterização termodinâmica de proteínas ligantes de RNA vegetais que regulam resposta a estresse abiótico, a fim de favorecer o melhoramento genético de plantas. Ainda, seu grupo de pesquisa tem se dedicado ao estudo do processo de separação de fases líquido-líquido em proteínas, responsável pela formação das “organelas desprovidas de membrana”.
E-mail: pinheiro@iq.ufrj.br
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Química, Departamento de Bioquímica
Av. Athos da Silveira Ramos, 149. Centro de Tecnologia, Bloco A, sala 539. Ilha do Fundão, Rio de Janeiro-RJ. CEP: 21941-909.
Telefone: (21) 3938-7358
André Luis Souza dos Santos
Cargo: Professor Titular / Bolsista CNPq 1A / Bolsista FAPERJ CNE / Membro do CA Microbiologia e Imunologia – CNPq
Formação: Bacharel em Microbiologia e Imunologia (UFRJ), Mestre em Microbiologia (UFRJ) e Doutorado em Microbiologia (UFRJ)
Linhas de pesquisa: Biologia Celular
Descrição: Tem atuação nas áreas de Microbiologia, Biologia Celular e Biotecnologia, com ênfase em Biotecnologia aplicada à saúde, atuando principalmente no desenvolvimento de novas estratégias para o combate de infecções causadas por microrganismos. Desenvolve projetos de pesquisa que têm como objetivo o estudo dos efeitos de novos potenciais fármacos, em especial inibidores de protease e compostos de coordenação, sobre o desenvolvimento, virulência e patogênese de microrganismos, na tentativa de usar esses bioativos como uma nova proposta terapêutica contra espécies (multi)resistentes.
E-mail: andre@micro.ufrj.br
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Microbiologia Paulo de Goés, Departamento de Microbiologia Geral
Avenida Carlos Chagas Filho, 373. Centro de Ciências da Saúde, Bloco E – subsolo, sala 5. Ilha do Fundão, Rio de Janeiro-RJ. CEP: 21941902
Telefone: (21) 3938-0366
Ayla Sant’Ana da Silva
Cargo: Pesquisadora / Bolsista CNPq 2 / Bolsista FAPERJ JCNE
Formação: Bacharel em Microbiologia e Imunologia (UFRJ), Mestre em Bioquímica (UFRJ), Doutora em Bioquímica (UFRJ)
Linhas de pesquisa: Biocombustíveis; Biotecnologia Microbiana
Descrição: Tem atuação nas áreas de Microbiologia, Biocatálise e Biotecnologia, com ênfase em Biotecnologia aplicada à indústria e ao meio ambiente, atuando principalmente no desenvolvimento de processamentos quimioenzimáticos para a transformação de biomassas vegetais no contexto de biorrefinaria e bioeconomia. Suas linhas de pesquisa têm como objetivo o estudo da conversão de resíduos agroindustriais à bioprodutos e biocombustíveis, incluindo insumos químicos renováveis e produtos de alto valor agregado. Atualmente, desenvolve projetos visando o aproveitamento de biomassas ainda pouco exploradas, como resíduos de frutos amazônicos e de palmeiras da Mata Atlântica. Em sua pesquisa, busca integrar aspectos ligados à ciência básica e aplicada, explorando questões fundamentais relacionadas com a composição de biomassas vegetais e da catálise enzimática a fim de propor processos de conversão embasados em dados científicos bem fundamentados.
E-mail: ayla.santana@int.gov.br
Instituto Nacional de Tecnologia
Avenida Venezuela, 82, sala 302. Saúde, Rio de Janeiro-RJ. CEP: 20081312
Telefone: (21) 2123-1121
Bianca Cruz Neves
Cargo: Professora Associada
Formação: Farmacêutica (UFJF), Mestre em Microbiologia (USP), Doutora em Microbiologia (University of London – Inglaterra), Pós-doutorado (University of London – Inglaterra)
Linhas de pesquisa: Agrobiologia; Biotecnologia Microbiana; Bioinformática, Metabolismo e Engenharia Metabólica de Microrganismos
Descrição: Tem atuação nas áreas de Microbiologia, Biologia Molecular e Biotecnologia, com ênfase em Biotecnologia aplicada à industria e ao meio-ambiente, atuando principalmente no estudo de sistemas de secreção de proteínas e metabólitos secundários em bactérias. Os modelos empregados para estes estudos são Pseudomonas aeruginosa, Burkholderia thailandensis, Burkholderia cenocepacia e Paraburkholderia kururiensis. Desenvolve projetos de pesquisa que visam: (i) a investigação dos aspectos regulatórios dos raminolipídeos em Pseudomonas aeruginosa, que se somam às aplicações biotecnológicas desses compostos; (ii) a investigação do Sistema de Secreção do Tipo VI (T6SS), uma “seringa” molecular que inativa outras bactérias competidoras. Os estudos empregam genômica comparativa e manipulação gênica, unindo a pesquisa básica à sua tradução biotecnológica.
E-mail: bcneves@iq.ufrj.br
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Farmácia, Departamento de Biotecnologia Farmacêutica.
Av. Athos da Silveira Ramos, 149. Centro de Tecnologia, Bloco A, sala 537. Ilha do Fundão, Rio de Janeiro-RJ. CEP: 21941-909.
Telefone: (21) 3938-7360
Carlos Adam Conte Junior
Cargo: Professor Associado / Bolsista CNPq 1A / Bolsista FAPERJ CNE
Formação: Médico Veterinário (UFF), Mestre em Ciência de Alimentos (UFRJ), Doutor em Ciencias Veterinarias (Universidad Complutense de Madrid – Espanha), Pós-doutorado (University of California Davis – EUA))
Linhas de pesquisa: Agrobiologia; Moléculas de Importância Biotecnológica; Biotecnologia Microbiana; Bioinformática, Metabolismo e Engenharia Metabólica de Microrganismos;
Descrição: Tem atuação nas áreas de Bioquímica, Biotecnologia, Microbiologia e Biologia Molecular, com ênfase em Biotecnologia aplicada à indústria, à sáude, à agricultura e ao meio-ambiente. Desenvolve projetos de pesquisa sobre: (i) bioquímica e biologia molecular de probióticos e patógenos; (ii) métodos biotecnológicos não-térmicos; (iii) processos oxidativos; (iv) microbiologia preditiva; (v) contaminantes químicos e biológicos; (vi) aproveitamento de resíduos e coprodutos agroindustriais; (vii) biomoléculas funcionais; (viii) bioinformática; (ix) nanotecnologia.
E-mail: conte@iq.ufrj.br
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Farmácia, Departamento de Biotecnologia Farmacêutica.
Av. Athos da Silveira Ramos, 149. Centro de Tecnologia, Bloco A, sala 534 e 545. Ilha do Fundão, Rio de Janeiro-RJ. CEP: 21941-909.
Telefone: (21) 3938-7825
Denise Maria Guimarães Freire
Cargo: Professora Titular / Bolsista CNPq 1A / Bolsista FAPERJ CNE / Membro do CA Biotecnologia – CNPq
Formação: Engenheira Química (UFRJ), Mestre em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos (UFRJ), Doutora em Bioquímica (UFRJ)
Linhas de pesquisa: Agrobiologia; Biotecnologia Microbiana; Desenvolvimento de Tecnologia Enzimática
Descrição: Tem atuação nas áreas de Biocatálise e Biotecnologia, com ênfase em Biotecnologia industrial, atuando principalmente no desenvolvimento de processos de conversão enzimática e/ou microbiana para a produção de biocombustíveis e bioprodutos a partir de matérias-primas renováveis. Suas linhas de pesquisa têm como objetivo: (i) produção e utilização de lipases vegetais e microbianas; (ii) produção e utilização de proteases microbianas; (iii) aproveitamento de resíduos e coprodutos agroindustriais; (iv) tratamento biológico-enzimático de efluentes; (v) produção e utilização de biosurfactantes microbianos.
E-mail: freire@iq.ufrj.br
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Química, Departamento de Bioquímica.
Av. Athos da Silveira Ramos, 149. Centro de Tecnologia, Bloco A, sala 549-2. Ilha do Fundão, Rio de Janeiro-RJ. CEP: 21941-909.
Telefone: (21) 3938-7360
Elis Cristina Araujo Eleutherio
Cargo: Professora Titular / Bolsista CNPq 2 / Bolsista FAPERJ CNE
Formação: Engenheira Química (UFRJ), Mestre em Bioquímica (UFRJ), Doutora em Bioquímica (UFRJ)
Linhas de pesquisa: Biologia Celular; Bioinformática, Metabolismo e Engenharia Metabólica de Microrganismos; Biocombustíveis
Descrição: Tem atuação nas áreas de Metabolismo e Bioenergética, Biologia Ceular e Biotecnologia, com ênfase em Biotecnologia aplicada à saúde, atuando principalmente na utilização da levedura Saccharomyces cerevisiae como modelo de organismo eucarionte para a investigação da resposta celular às várias condições de estresse, em especial o estresse oxidativo, relacionando-o ao envelhecimento e a doenças, como Esclerose Lateral Amiotrófica, Mal de Alzheimer e câncer. Em seus estudos são enfatizados os fatores que levam à adaptação das células aos estresses e sua relação com a longevidade celular, visando o direcionamento dos conhecimentos obtidos à área aplicada e à busca de novas tecnologias. Ainda, desenvolve projetos de pesquisa que visam o aprimoramento de linhagens de S. cerevisiae para o aumento da eficiência do processo de produção de etanol.
E-mail: eliscael@iq.ufrj.br
Contato: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Química, Departamento de Bioquímica.
Av. Athos da Silveira Ramos, 149. Centro de Tecnologia, Bloco A, sala 547. Ilha do Fundão, Rio de Janeiro-RJ. CEP: 21941-909.
Telefone: (21) 3938-7735
Fábio César Sousa Nogueira
Cargo: Professor Adjunto / Bolsista CNPq 2 / Bolsista FAPERJ JCNE
Formação: Biólogo (UFRJ), Mestre em Bioquímica (UFC), Doutor em Bioquímica (UFRJ), Pós-doutorado (UFRJ)
Linhas de pesquisa: Aplicação de Técnicas Proteômicas; Biocombustíveis
Descrição: Tem atuação nas áreas de Bioquímica, Proteômica e Biotecnologia, com ênfase em Biotecnologia aplicada à saúde, atuando principalmente na aplicação e desenvolvimento de metodologias proteômicas e de espectrometria de massa a fim de compreender a dinâmica dos proteomas em sistemas biológicos. Suas linhas de pesquisa têm como objetivo a prospecção de biomarcadores, quantificação de proteínas e caracterização de modificações pós-traducionais em projetos de fronteira, como o Projeto Proteoma Humano (HPP), proteoma do melanoma, da COVID-19 e de outras doenças infecciosas, proteômica de plantas e microrganismos de interesse biotecnológico e o controle de dopagem.
E-mail: fabiocsn@iq.ufrj.br
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Química, Departamento de Bioquímica.
Av. Athos da Silveira Ramos, 149. Centro de Tecnologia, Bloco A, sala 543. Ilha do Fundão, Rio de Janeiro-RJ. CEP: 21941-909.
Telefone: (21) 3938-8862
Leda dos Reis Castilho
Cargo: Professora Titular / Bolsista CNPq 1C / Bolsista FAPERJ CNE
Formação: Engenheira Química (UFRJ), Mestre em Engenharia Química (UFRJ), Doutora em Engenharia Bioquímica (Technical University of Braunschweig – Alemanha), Pós-doutorado (UFRJ, Bielefeld University – Alemanha e National Institute of Health – EUA)
Linhas de pesquisa: Biologia Celular
Descrição: Tem atuação nas áreas de Engenharia Bioquímica e Biotecnologia, com ênfase em Biotecnologia aplicada à saúde, atuando principalmente no desenvolvimento de processos baseados no cultivo de células animais. Suas linhas de pesquisa têm como objetivo a clonagem e expressão de proteínas terapêuticas, a purificação de biomoléculas e o desenvolvimento de vacinas baseadas em vírus ou partículas pseudo-virais (VLPs). Atualmente, desenvolve projetos que visam: (i) o desenvolvimento de vacinas recombinantes para coronavírus e flavivírus (febre amarela, dengue 1-4, zika e encefalite de St. Louis); (ii) a produção de antígenos virais para compor testes de diagnóstico sorológico; (iii) o desenvolvimento de tecnologias avançadas para produção e purificação de biofármacos.
E-mail: leda@peq.coppe.ufrj.br
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, Programa de Engenharia Química.
Avenida Horácio Macedo, 2030. Centro de Tecnologia, bloco G, sala G-115. Ilha do Fundão, Rio de Janeiro – RJ. CEP: 21941598. Caixa-postal: 68502
Telefone: (21) 3938-8349
Luciana Pizzatti Barboza
Cargo: Professora Adjunta
Formação: Bióloga (UFRJ), Doutora em Ciências Biológicas – Biofísica (UFRJ), Pós-doutorado (UFRJ e Instituto Nacional do Câncer)
Linhas de pesquisa: Aplicação de Técnicas Proteômicas
Descrição: Tem atuação nas áreas de Proteômica, Bologia Molecular e Biotecnologia, com ênfase em Biotecnologia aplicada à saúde, atuando principalmente na identificação de biomarcadores em doenças neurodegenerativas e câncer através de técnicas genômicas, proteômicas e metabolômicas. Suas linhas de pesquisa têm como objetivo a prospecção de biomarcadores, análise de expressão diferencial e determinação de microbiomas em amostras de pacientes. Ainda, é responsável pelo desenvolvimento e análise de métodos para detecção de dopagem genética no âmbito do controle de dopagem do esporte nacional e internacional, atuando como membro parceiro do Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (LBCD – LADETEC).
E-mail: pizzatti@iq.ufrj.br
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Química, Departamento de Bioquímica.
Av. Horácio Macedo, 1281, Polo de Química. Ilha do Fundão, Rio de Janeiro-RJ. CEP: 21941598.
Telefone: (21) 3938-3751
Magno Rodrigues Junqueira
Cargo: Professor Associado
Formação: Biólogo (UFRJ), Mestre em Biologia Celular e Molecular (FIOCRUZ), Doutor em Ciências – Proteômica (Technische Universität Dresden – Alemanha), Pós-doutorado (Max Planck Institute of Molecular Cell Biology and Genetics – Alemanha e UFRJ)
Linhas de pesquisa: Aplicação de Técnicas Proteômicas
Descrição: Tem atuação nas áreas de Bioquímica, Proteômica e Biotecnologia, com ênfase em Biotecnologia aplicada à saúde, atuando principalmente no desenvolvimento de métodos analíticos para identificação e quantificação em larga escala de novas moléculas de organismos, sejam elas proteínas, lipídios ou metabólitos conhecidos ou ainda não caracterizados. Interessa-se particularmente pela quantificação absoluta (molar) de proteínas e lipídios, a fim de compreender sua estequiometria e como essas moléculas são organizadas em sistemas complexos e dinâmicos. Assim, o objetivo de seu grupo de pesquisa é a aplicação e desenvolvimento de métodos ômicos em biologia e medicina molecular, com ênfase em biologia de neurônios, e a caracterização de proteínas de organismos com genoma não sequenciado. Entre as metodologias desenvolvidas, destacam-se a quantificação absoluta (molar) de proteínas, a proteômica quantitativa com e sem marcação isotópica e a proteômica de organismos com genomas desconhecidos.
E-mail: magnojunqueira@iq.ufrj.br
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Química, Departamento de Bioquímica.
Av. Athos da Silveira Ramos, 149. Centro de Tecnologia, Bloco A, sala 543. Ilha do Fundão, Rio de Janeiro-RJ. CEP: 21941-909.
Telefone: (21) 3938-8862
Marcia Regina Soares da Silva
Cargo: Professora Associada
Formação: Física (UFRJ), Mestre em Física (Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas), Doutora em Ciências Biológicas – Biofísica (UFRJ), Pós-doutorado (UFRJ e Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Minerais)
Linhas de pesquisa: Agrobiologia; Aplicação de Técnicas Proteômicas; Tecnologias Aplicadas ao Controle de Insetos, Vetores e Pragas
Descrição: Tem atuação nas áreas de Proteômica e Biotecnologia, com ênfase em Biotecnologia aplicada à agricultura e ao meio ambiente, atuando principalmente na aplicação de técnicas proteômicas em processos de fitoremediação. Suas linhas de pesquisa têm como objetivo: (i) estudo de fatores envolvidos na interação bactéria-planta; (ii) desenvolvimento de processos de fitoremediação de solos contaminados com hidrocarbonetos policíclicos; (iii) bioprospecção de peptídeos bioativos a partir de diversas matrizes alimentícias; (iv) estudo de fatores envolvidos na fertilidade de ectoparasitas de bovinos.
E-mail: marcia@iq.ufrj.br
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Química, Departamento de Bioquímica.
Av. Athos da Silveira Ramos, 149. Centro de Tecnologia, Bloco A, sala 543. Ilha do Fundão, Rio de Janeiro-RJ. CEP: 21941-909.
Telefone: (21) 3938-8862
Marcos Dias Pereira
Cargo: Professor Associado
Formação: Biólogo (UNIRIO), Mestre em Bioquímica (UFRJ), Doutor em Bioquímica (UFRJ)
Linhas de pesquisa: Biologia Celular, Citotoxicidade e Genotoxicidade de Drogas
Descrição: Tem atuação nas áreas de Metabolismo e Bioenergética, Biologia Celular e Biotecnologia, com ênfase em Biotecnologia aplicada à saúde, atuando principalmente em temas ligados aos processos de toxicidade gerados pelas espécies reativas de oxigênio. Suas linhas de pesquisa têm como objetivo avaliar o potencial antioxidante e/ou antitumoral de moléculas (sintéticas ou naturais) com propriedades bioativas e estudar o impacto do exercício físico intenso nos biomarcadores de estresse oxidativo e lesão muscular. Para isso, são empregados diversos modelos de estudo, tais como a levedura Saccharomyces cerevisiae, células humanas de origem tumoral, o invertebrado Galleria mellonella e plasma/soro humano. A versatilidade dos modelos de estudo capacita o grupo para estudar diferentes doenças neurodegenerativas, tais como Parkinson e Esclerose Lateral Amiotrófica.
E-mail: marcosdp@iq.ufrj.br
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Química, Departamento de Bioquímica.
Av. Athos da Silveira Ramos, 149. Centro de Tecnologia, Bloco A, sala 549-C. Ilha do Fundão, Rio de Janeiro-RJ. CEP: 21941-909.
Telefone: (21) 3938-7359
Mônica Ferreira Moreira Carvalho Cardoso
Cargo: Professora Associada
Formação: Farmacêutica (UFRJ), Mestre em Química Biológica (UFRJ), Doutora em Química Biológica (UFRJ), Pós-doutorado (Kansas State University – EUA)
Linhas de pesquisa: Tecnologias Aplicadas ao Controle de Insetos, Vetores e Pragas
Descrição: Tem atuação nas áreas de Bioquímica, Biologia Molecular e Biotecnologia, com ênfase em Biotecnologia aplicada à saúde, atuando principalmente no desenvolvimento de tecnologias aplicadas ao controle de insetos vetores e pragas. Desenvolve projetos de pesquisa multidisciplinares que visam: (i) caracterizar genes e seus produtos que atuam diretamente no controle de processos importantes no ciclo de vida de insetos, tais como proteínas que participam da cascata de sinalização da olfação, proteínas envolvidas na síntese de quitina, proteínas que participam da interação parasita-vetor, usando a abordagem de silenciamento gênico e ensaios comportamentais; (ii) desenvolver métodos de diagnósticos de arboviroses, como dengue, Zika e chicungunha, para vertebrados e insetos; (iii) caracterizar semioquímicos que alterem o comportamento de insetos, sejam eles repelentes e/ou iscas de atração para captura.
E-mail: monica@iq.ufrj.br
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Química, Departamento de Bioquímica.
Av. Athos da Silveira Ramos, 149. Centro de Tecnologia, Bloco A, sala 536-A. Ilha do Fundão, Rio de Janeiro-RJ. CEP: 21941-909.
Telefone: (21) 3938-7365
Patrícia Zancan
Cargo: Professora Associada / Bolsista CNPq 2 / Bolsista FAPERJ CNE
Formação: Farmacêutica (UFRJ), Mestre em Química Biológica (UFRJ), Doutora em Química Biológica (UFRJ), Pós-doutorado (UFRJ)
Linhas de pesquisa: Biologia Celular
Descrição: Tem atuação nas áreas de Metabolismo e Bioenergética, Farmacologia e Biotecnologia, com ênfase em Biotecnologia aplicada à saúde, atuando principalmente no estudo da fisiopatologia de Diabetes e câncer. Suas linhas de pesquisa têm como objetivo: (i) o entendimento dos mecanismos moleculares que determinam o perfil metabólico alterado dos tumores e a procura por novos potenciais fármacos ou ferramentas biotecnológicas capazes de interferir neste metabolismo; (ii) o estudo da relação entre envelhecimento e o desenvolvimento de Diabetes Melitus 2 e câncer, a fim de se caracterizar aspectos moleculares destas doenças que se agravam com a senilidade e buscar marcadores de diagnóstico condizentes.
E-mail: pzancan@me.com
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Farmácia, Departamento de Biotecnologia Farmacêutica.
Av. Carlos Chagas Filho, 473. Centro de Ciências da Sáude, Bloco B – subsolo, sala 19. Ilha do Fundão, Rio de Janeiro-RJ. CEP: 21941-902
Telefone: (21) 2260-9192
Rodrigo Volcan Almeida
Cargo: Professor Associado
Formação: Engenheiro Químico (FURG), Mestre em Engenharia Química (UFRJ), Doutor em Engenharia Química (UFRJ), Pós-doutorado (UFRJ)
Linhas de pesquisa: Biotecnologia Microbiana; Bioinformática, Metabolismo e Engenharia Metabólica de Microrganismos; Desenvolvimento de Tecnologia Enzimática
Descrição: Tem atuação nas áreas de Engenharia Química, Biologia Molecular e Biotecnologia, com ênfase em Biotecnologia industrial, atuando principalmente na utilização de microrganismos geneticamente modificados para a geração de produtos de interesse biotecnológico. Desenvolve projetos de pesquisa que partem do planejamento das modificações genéticas, passando por etapas da produção em frascos agitados até alcançar a escala de biorreatores de bancada, dentro do princípio “da biomolécula ao biorreator”. Dentre os produtos desenvolvidos pelo grupo de pesquisa, destacam-se: as enzimas lipases e asparaginases, os biossurfactantes raminolipídeos (RMLs) e manosil eritritol lipídeos (MELs), os blocos químicos 1,3-propanodiol (PDO) e ácido 3-hidroxipropiônico, além do antioxidante beta-caroteno. Na produção destes compostos, são utilizadas com frequência a bactéria Escherichia coli e as leveduras Pichia pastoris e Yarrowia lipolytica como hospedeiros de expressão. Desde 2008, por meio do Grupo Interinstitucional e Interdisciplinar de Estudos em Epistemologia (GI2E2 – www.epistemologia.ufrj.br), tem se dedicado a assuntos relacionados a filosofia das ciências e epistemologia, atuando no Mestrado em Ensino de Química, modalidade profissional.
E-mail: volcan@iq.ufrj.br
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Farmácia, Departamento de Biotecnologia Farmacêutica.
Av. Athos da Silveira Ramos, 149. Centro de Tecnologia, Bloco A, sala 541. Ilha do Fundão, Rio de Janeiro-RJ. CEP: 21941-909.
Telefone: (21) 3938-7360
Viridiana Santana Ferreira Leitão
Cargo: Pesquisadora / Bolsista CNPq 2
Formação: Química (UFRJ), Mestre em Bioquímica (UFRJ), Doutora em Bioquímica (UFRJ)
Linhas de pesquisa: Agrobiologia; Biocombustíveis; Desenvolvimento de Tecnologia Enzimática.
Descrição: Tem atuação nas áreas de Biocatálise e Biotecnologia, com ênfase em Biotecnologia aplicada à indústria e ao meio ambiente, atuando principalmente no desenvolvimento de processos de obtenção de biocombustíveis e bioprodutos, tanto produtos de alto valor agregado quanto especialidades químicas, a partir de materiais renováveis. Suas linhas de pesquisa têm como objetivo: (i) a produçao de etanol a partir de resíduos lignocelulósicos; (ii) a produção de hidrogênio e metano a partir de diferentes resíduos agroindustriais brasileiros; (iii) a utilização de enzimas ou microrganismos para a degradação de compostos orgânicos poluentes.
E-mail: viridiana.leitao@int.gov.br
Instituto Nacional de Tecnologia
Avenida Venezuela, 82, sala 302. Saúde, Rio de Janeiro-RJ. CEP: 20081-312
Telefone: (21) 2123-1108
Cristiane Dinis Ano Bom
Cargo: Professora Associada
Formação: Bacharel em Ciências Biológicas Modalidade Médica (UNIRIO), Mestre em Química Biológica (UFRJ), Doutora em Química Biológica (UFRJ), Pós-doutorado (FIOCRUZ, IME e UFRJ)
Linhas de pesquisa: Moléculas de Interesse Biotecnológico
Descrição: Tem atuação nas áreas de Bioquímica, Biologia Estrutural e Biotecnologia, com ênfase em Biotecnologia aplicada à sáude, atuando principalmente na determinação da estrutura, dinâmica e interação proteína-ligante de diversos alvos de interesse biomédico e biotecnológico na busca por compostos mais ativos e eficazes para doenças e pragas agrícolas. Seu grupo utiliza várias técnicas biofísicas, especialmente a Ressonância Magnética Nuclear, em diversas linhas de pesquisa, tais como: (i) o estudo de proteínas com alta drogabilidade, como a FKBP12 e a RpiB, envolvidas na tuberculose e em doenças negligenciadas, como a Doença de Chagas e Leishmaniose, buscando novos compostos ativos e eficazes; (ii) a determinação estrutural e dinâmica da proteína não estrutural NS2B do vírus ZIKA e sua interação com a protease viral NS3, buscando novos compostos antivirais; (iii) a caracterização estrutural de novas lipases e fosfatases de organismos extremófilos, bem como a busca por novos peptídeos antimicrobianos derivados de insetos praga.
E-mail: anobom@iq.ufrj.br
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Química, Departamento de Bioquímica.
Av. Athos da Silveira Ramos, 149. Centro de Tecnologia, Bloco A, sala 536-B. Ilha do Fundão, Rio de Janeiro-RJ. CEP: 21941-909.
Telefone: (21) 3938-7366
Danielle Maria Perpétua de Oliveira Santos
Cargo: Professora Associada
Formação: Graduada em Ciências Biológicas (UFRJ), Mestre em Ciências Biológicas (UFRJ), Doutora em Ciências (UFRJ), Pós-doutorado (UFRJ)
Linhas de pesquisa: Tecnologias Aplicadas ao Controle de Insetos, Vetores e Pragas
Descrição: Tem atuação nas áreas de Bioquímica, Biologia Molecular e Biotecnologia, com ênfase em Biotecnologia aplicada à saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: digestão embrionária e pós embrionária de insetos praga; caracterização de enzimas digestivas de pragas agrícolas (proteases e fosfatases, principalmente); expressão heteróloga em plataforma bacteriana de moléculas derivadas de insetos com aplicação em biotecnologia (peptídeos antimicrobianos e inibidores de proteases); estudo dos efeitos de controle biológico Bt (Bacillus thuringiensis) sobre a praga agrícola da soja Anticarsia gemmatalis, visando compreender possíveis estratégias para o desenvolvimento de resistência ao Bt, a partir de transcriptoma e proteômica.
E-mail: danioliveira@iq.ufrj.br
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Química, Departamento de Bioquímica.
Av. Athos da Silveira Ramos, 149. Centro de Tecnologia, Bloco A, sala 536B e C, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro-RJ. CEP: 21941-909.
Telefone: (21) 3938-7366
Rafael Dias Mesquita
Cargo: Professor Adjunto
Formação: Farmacêutico (UFRJ), Mestre em Química Biológica (UFRJ), Doutor em Química Biológica (UFRJ), Pós-doutorado (Universidade do Porto – Portugal)
Linhas de pesquisa: Bioinformática, Metabolismo e Engenharia Metabólica de Microrganismos; Tecnologias Aplicadas ao Controle de Insetos e Pragas
Descrição: Tem atuação nas áreas de Bioinformática e Biotecnologia, com ênfase em Biotecnologia aplicada à saúde e à indústria, atuando principalmente em Genômica, Transcriptômica e anotação de genes e proteínas. Suas linhas de pesquisa têm como objetivo: (i) estudos genômicos de insetos vetores, como Rhodnius prolixus e Triatoma infestans; (ii) identificação de novas enzimas com potencias aplicações biotecnológicas; (iii) sequenciamento de genomas de organismos para estudo de vias metabólicas e otimização de processos de produção de moléculas de interesse industrial.
E-mail: rdmesquita@iq.ufrj.br
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Química, Departamento de Bioquímica.
Av. Athos da Silveira Ramos, 149. Centro de Tecnologia, Bloco A, sala 535. Ilha do Fundão, Rio de Janeiro-RJ. CEP: 21941-909.
Telefone: (21) 3938-7356
Ricardo Sposina Sobral Teixeira
Cargo: Professor Adjunto
Formação: Biomédico (UNIRIO), Doutor em Bioquímica (UFRJ)
Linhas de pesquisa: Desenvolvimento de Tecnologia Enzimática; Biotecnologia Microbiana; Biocombustíveis
Descrição: Tem atuação nas áreas de Microbiologia, Biocatálise e Biotecnologia, com ênfase em Biotecnologia aplicada à indústria e ao meio ambiente, atuando principalmente no desenvolvimento de estratégias de processamento físico, hidrotérmico e enzimático de resíduos agroindustriais para a produção de bioprodutos e biocombustíveis. Suas linhas de pesquisa têm como objetivos: (i) a prospecção, produção e caracterização de enzimas hidrolíticas fúngicas; (ii) a formulação de misturas enzimáticas para hidrólise total ou parcial dos polissacarídeos de biomassas pré-tratadas e (ii) o pré-tratamento de biomassas em extrusora, moinho de bolas e reator hidrotérmico.
E-mail: ricardot@iq.ufrj.br
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Química, Departamento de Bioquímica.
Av. Athos da Silveira Ramos, 149. Centro de Tecnologia, Bloco A, sala 536B e C, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro-RJ. CEP: 21941-909.
Telefone: (21) 3938-7366